A Cidade


História


Hotel Mirante

Localização do Município - Barra Velha está as margens da BR-101, no litoral norte do Estado de Santa Catarina, próxima aos aeroportos de Navegantes e de Joinville e dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Fica apenas a 25km do Beto Carrero World, é vizinha de municípios como Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinville. Situa-se a 120 km da capital Florianópolis e 180 km de Curitiba. Possui uma infra-estrutura voltada para o turismo com excelentes hotéis, bares e restaurantes.

 

 Turismo - Por ser abençoada com uma beleza natural inigualável, aliada a uma ótima infra-estrutura, Barra Velha é um dos balneários mais procurados não somente no verão, mais durante todo o ano, os diversos eventos promovidos ao longo do ano atraem turistas em qualquer época. Acordar cedo para ver o raiar do sol na praia, admirar os barcos que formam um lindo e colorido visual ao retornarem do mar, carregados de peixes e camarões frescos, entre outros atrativos, é sempre um bom programa, independente de ser verão ou inverno.

 

 Praias - A Praia Central é a principal da cidade e uma das mais freqüentadas, mas, a que tem melhor infra-estrutura e mais badalada é a Praia de Itajuba, de ondas fortes, próprias para a prática de surf. Outras praias concorridas são: a Praia da Península, paralela à lagoa e palco de movimentadas gincanas de pesca; a Praia do Tabuleiro, preferida dos surfistas; a Praia das Pedras Brancas e das Pedras Negras, localizadas num escarpado com divisão natural de cores, fenômeno raro no litoral brasileiro, e a Praia do Grant, antigo refúgio de corsários e piratas.

 

 Natureza - A Lagoa de Barra Velha, paralela ao mar, com 6km de extensão, forma uma península de 200m de largura e é o paraíso dos pescadores pela fartura de peixe. Trata-se de um belo recanto ao ar livre, com águas calmas e boas para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocú com o mar, é um local de beleza exuberante, também ideal para pesca.

 

 Cultura - Para quem vem à cidade, vale visitar o Morro do Cristo, a Sereia do Costão, o Cruzeiro dos Náufragos – onde houve um naufrágio de combatentes da Guerra do Paraguai, em 1865 –, o Monumento do Pescador, a Estátua de Iemanjá e a da Índia Mani, uma homenagem aos índios carijós, esculpida pelo artista José Cristóvão Batista.

 

 Eventos - Milhares de turistas visitam a cidade para prestigiar a FENAPIR, Festa Nacional do Pirão, criada para enaltecer um dos pratos típicos da região que ao longo dos anos se tornou sucesso, sendo hoje o maior evento da cidade. outros eventos são: a festas de Nossa Senhora dos Navegantes, com procissão marítima, em fevereiro e a festa do Divino Espírito Santo, entre maio e junho.

 

 Infra-estrutura turística - Barra Velha é um dos balneários mais procurados do litoral norte, graças a suas belas praias. Tem boa rede hoteleira, além de restaurantes e toda infra-estrutura.

 

 Características

 

 • Data de fundação - 07 de dezembro de 1961.

 • Data festiva - 07 de dezembro (aniversário da cidade) e Dia do Divino Espírito Santo.

 • Principais atividades econômicas - pesca, agricultura e turismo.

 • População - 19.470 habitantes, chegando a ultrapassar 100 mil pessoas na alta temporada.

 • Colonização - Açoriana.

 • Principais etnias - Açoriana.

 • Localização - Litoral Norte, a 60 km de Joinville.

 • Área - 278Km²

 • Clima - Temperado quente, com média de temperatura entre 16º C a 27º C.

 • Altitude - 35m acima do nível do mar.

 • Cidades próximas - Balneário Barra do Sul, Piçarras, Penha, São João do Itaperiú, Navegantes.

 

 

 Como Chegar - Barra Velha está às margens da BR-101, no norte do Estado de Santa Catarina, próxima também aos aeroportos de Navegantes e de Joinville e aos portos de Itajaí e São Francisco do Sul.

Turismo


A Lagoa

Se estende paralelamente ao mar, oferecendo excepcional oportunidade para o desenvolvimento do esporte aquático, suas águas calmas, orladas por uma pequena extensão de grama, oferecem um belo recanto para descansar e bronzear-se ao sol. Com destaque encontra-se nesta praça, um esqueleto de Baleia, lembranças das atividades desenvolvidas em tempos remotos.

Barra da Lagoa

Distante a aproximadamente 6 km do centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do rio Itapocú, onde a natureza revela a bondade divina com a paz, ao som das águas, junto com o canto dos pássaros e a companhia do ser humano.

Costão dos Náufragos

É um lugar para chegar, sentar e admirar, sentir a forças das ondas se chocar contra as pedras reagindo dia e noite as mudanças da maré, algo digno de beleza impar que somente a mãe natureza pode nos proporcionar.

Cristo Redentor

A mais alta elevação montanhosa - 40 metros - onde está uma réplica do Cristo Redentor, erguida por Valter Becker, e um bonito visual do mar e da lagoa. Localizado bem no centro da zona urbana, propicía uma visão ampla das praias da cidade e municípios vizinhos, constituindo-se sem dúvida, num excelente ponto turístico.

Pedras Brancas e Negras

A natureza deixou na divisa das praias do Sol e Itajuba, um belo quadro. Um espetáculo que merece ser visto! Local de rara beleza, um dos únicos locais do mundo que apresenta pedras brancas e negras lado a lado, como se colocadas caprichosamente a mão. É a união da natureza ensinando a vida. O mar é mais calmo sendo uma boa praia para banho de mar. No lado norte apresenta uma coroa de pedras que possibilitam o surf e a pesca. No lado sul a praia recebe as águas de um pequeno rio, proporcionando um bom local para diversão de toda família. Porém como as águas deste rio não são muito limpas, a sugestão é se banhar neste rio apenas quando a maré estiver cheia e as águas do mar adentram o rio, o que o torna cristalino.

Ponte Pênsil

Construida sobre a Lagoa da cidade, liga o bairro Quinta dos Açorianos a Praia da Península. É um verdadeiro cartão postal.

Praia Central

A praia central de Barra Velha oferece uma boa estrutura de bares, restaurantes e hospedagem. O mar é relativamente manso, mas como em todas as praias requer atenção dos pais quanto a seus filhos. No canto sul desta praia estão localizadas as canoas dos pescadores, imagem muito bela conforme as fotos. Possibilidade de banho, pesca e surf.

Praia da Península

É o lugar ideal para quem gosta de praticar esportes e pescar.

Praia de Itajuba

Por ser praia de costão o mar é agitado, exige cuidados especiais com crianças pequenas, que não devem entrar no mar sem a supervisão direta de um adulto. Apresenta boa estrutura comercial em geral, além de bares e restaurantes. Possibilidade de pesca, surf e banho para pessoas com conhecimento do mar.

Praia do Grant

É o melhor local para banho do município, praia aconselhada para famílias com crianças, maior tranqüilidade para os pais. Em dia de mar calmo é como uma piscina, não apresenta buracos e a ilha junto com uma coroa de pedras que a circundam protegem a praia das correntes marinhas, tornando o mar bastante calmo. Palco de estórias lendárias, é semelhante a uma baía. Diz a lenda que o mar calmo da Praia do Grant foi refúgio de piratas antes de pertencer ao inglês Mr. Grant. Sua característica principal é o mar calmo, além do monumento ao Pescador, uma estátua doada inicialmente por dona Teodorina Cubas, que foi destruída pela ressaca e reconstruída pelas mãos do artista plástico José Cristóvão Batista. Há também uma ilha à sua frente onde está a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes. Nadadores mais audaciosos fazem frequentemente o trajeto praia-ilha. Hoje a praia do Grant possue excelentes residências de veranistas de várias cidades principalmente de Joinville e Blumenau.

Praia do Sol

Geralmente apresenta mar agitado e com fortes correntes, exigindo cuidados especiais dos banhistas, especialmente com crianças pequenas, que não devem entrar no mar sem a supervisão direta de um adulto. Oferece boa estrutura à beira mar, com bares e restaurantes. É a praia preferida dos surfistas, o que faz dela um ponto de encontro de muita gente bonita.

Praia do Tabuleiro

Entre a Praia do Sol e a Praia de Itajuba, com mar agitado é ideal para o surf.

Praias de Barra Velha

São várias praias que oferecem um espetáculo visual deslumbrante: Península, Central, Praia do Sol, Tabuleiro, Itajuba, Praia do Grant e Praia do Cerro. São mais de 20 quilômetros de orla marítima.